AirFryer

Minha Air Fryer está descascando, e agora? Tire suas dúvidas!

Minha Air Fryer está descascando, e agora? Tire suas dúvidas!

Uma queixa muito comum de quem tem fritadeira elétrica é quando o cesto e a bandeja do aparelho começam a descascar. Seja por utilização errada ou fragilidade do equipamento, o revestimento pode logo apresentar estragos.

Por que o cesto da fritadeira elétrica descasca?

Saiba que a resposta para esta pergunta depende muito do material utilizado pelo fabricante, da frequência da utilização e com os cuidados tomados na limpeza. Geralmente, os componentes da Air Fryer são cobertos com um revestimento do tipo antiaderente. No entanto, para diminuir os custos, algumas empresas banham as partes do aparelho em um esmaltado preto frágil. E ele até funciona como um antiaderente de forma razoável, mas a qualidade não é grande coisa.

E qualquer arranhão no cesto do aparelho, encaixe incorreto ou superaquecimento pode causar uma descolagem do antiaderente. E o calor do cozimento pode ocasionar borbulhamento, já que o ar pode se prender sob o revestimento.

Também ocorre de arranhar a bandeja e o cesto durante a limpeza, que geralmente ficam sujos por conta de alimentos grudados ou sujos de gordura.

Air Fryer descascando traz riscos à saúde?

As fabricantes afirmam que com o cesto da Air Fryer descascando não há risco de consumir resquícios de revestimento. Isso porque o revestimento antiaderente não é considerado prejudicial, e não oferece riscos para a saúde.

Na verdade, o teflon, ou revestimento antiaderente, possui sim certos compostos de toxicidade, e até mesmo cancerígenos. No entanto, é preciso uma temperatura superior a 260°C para quebrar estes compostos e liberados do revestimento para a comida. Vale ressaltar que as fritadeiras elétricas encontradas no mercado possuem temperaturas entre 40°C a 200°C.

VEJA TAMBÉM: 6 ALIMENTOS QUE EXPLODEM NA FRITADEIRA ELÉTRICA

Como evitar a Air Fryer descascando?

Se a sua fritadeira é nova ou pouco riscada, saiba que com alguns cuidados é possível evitar com que o revestimento descasque mais ainda.

Retire a sujeira

Se ficou algo preso no lado superior de dentro da Air Fryer, remova com a ajuda de um pincel. Coloque a bandeja e a cesta de volta somente quando elas estiverem inteiramente secas.

Lave a fritadeira depois de usar

Lave a air fryer depois de cada utilização. Isso conserva o revestimento e o seu antiaderente, o mantendo por mais tempo.

Agite os alimentos

Ao atingir a metade do tempo de preparo, ainda com a air fryer em funcionamento, chacoalhe o cesto para evitar com que os alimentos grudem no cesto do aparelho.

Evite arranhões e riscos

Não risque a parte antiaderente com utensílios feitos de metal, palha de aço ou esponjas duras. Não raspe os resíduos com espátulas facas ou qualquer outro item de metal.

Evite produtos químicos

Tenha muito cuidado ao utilizar produtos químicos na limpeza do cesto que possam prejudicar o revestimento antiaderente, o que faz com que o cesto da air fryer descasque.

Cuidados desde a primeira utilização

Alguns fabricantes recomendam que no primeiro uso o antiaderente precisa ser untado com óleo e o produto ligado na temperatura mínima por uns dois minutos, e ao esfriar, lavar e enxugar de novo.

A minha Air Fryer descascou. E agora?

Quando o cesto do aparelho descasca muito, pode gerar aborrecimentos. Isso porque ele fica com um aspecto estranho. E a limpeza se torna mais difícil. Mas, calma! Você tem duas alternativas!

A primeira é comprar um novo cesto, já que os fabricantes oferecem peças de reposição em suas lojas físicas ou onlines. A segunda opção é utilizar uma proteção de silicone ou de plástico no fundo do cesto.

Gostaram das nossas dicas? Deixe um comentário!


Descubra mais sobre Mundo de Receitas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Ana Francisca da Silva Porto diz:

    Gostaria de dicas

  2. Fabiana Rego Pessoa diz:

    Qual seria o plástico?

  3. A minha está enferrujada descascada eu coloco papel alumínio pra fazer os alimentos nela e certo ou errado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *