O que nunca te contaram sobre a Air Fryer
AirFryer

O que nunca te contaram sobre a Air Fryer

A Air Fryer é um eletrodoméstico que virou a queridinha de quem aprecia a praticidade no dia a dia. No entanto, existem algumas controvérsias que colocam a ideia de que cozinhar na fritadeira sem óleo é saudável à prova. Vamos ver a seguir O que nunca te contaram sobre a Air Fryer!

O que nunca te contaram sobre a Air Fryer

Se você faz uso do aparelho em sua cozinha, deve saber que o seu funcionamento se baseia no superaquecimento dos alimentos.

No entanto, desde que sua popularidade cresceu, começaram a surgir informações de que a Air Fryer poderia liberar durante o seu preparo substâncias cancerígenas: a acrilamida.

LEIA TAMBÉM: PRECISA FAZER A CURA DA AIR FRYER?

A acrilamida, na verdade, é formada por meio de alimentos ricos em amidos no momento da cocção. O tom marrom escuro, do pãozinho na chapa, por exemplo, é um exemplo de formação de acrilamida.

Para evitar que a substância seja liberada durante o preparo das refeições, o ideal é não cozinhar na temperatura acima de 120º. Além disso, é recomendado não cozinhar por muito tempo os alimentos.

LEIA TAMBÉM: COMO LIMPAR A AIR FRYER

Vale ressaltar aqui que alguns testes feitos em animais indicaram uma conexão entre os alimentos cozidos em excesso que possuem acrilamida e risco de câncer. Mas, pesquisas em humanos não acharam nenhum indício científico de ligação com a doença e consumo de alimentos com o composto.

É claro que você não precisa deixar de usar o seu aparelho, mas a recomendação é preparar seus alimentos na temperatura mínima, preferencialmente abaixo dos 120º, e não deixar aquecer por muito tempo.

Você já sabia dessa informação? Conta pra gente!

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Valéria diz:

    É justamente a praticidade e a rapidez com que o alimento fica pronto, que faz com que as pessoas adorem esse aparelho.
    Exemplo: para preparar empadinhas num forno convencional, leva 40 minutos a 180 graus, enquanto que na air frier faz-se em 20 minutos.
    Não faz o menor sentido cozinhar no máximo a 120 graus.
    Quanto tempo seria necessário se utilizar, no máximo nesta temperatura?
    Outra coisa: a acrilamida para ser produzida não depende só de temperatura. Se cozinhar qualquer coisa até por menos que 120 graus, se deixar muito tempo e deixar “dourar” poderá ter a acrilamida na mesma.
    A informação correta é esta: não deixe o alimento passar do ponto e começar a ficar muito tostado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *